Estudantes, Professores e Servidores técnicos administrativos do Campus II da Universidade Estadual de Alagoas saíram às ruas de Santana do Ipanema na manhã desta sexta-feira (31) em mobilização contra o descaso por que passa a Instituição.
Com cartazes expressando suas indignações, mascarados com nariz de palhaço a manifestação percorreu as principais ruas da cidade, parando na Câmera de vereadores pedindo apoio político aos vereadores locais, no intuito de estes cobrarem de nossos representantes na Assembléia e do Governador medidas cabíveis, fomos prontamente atendidos e a presidente da Câmera Eliana juntamente com os demais legislativos se prontificaram a formar uma comissão e cobrar nossas reivindicações na Gestão Governamental, também nos concedeu o espaço para uma Sessão Pública que será realizada no 06/09 com a presença de autoridades municipais e população em Geral.
Estudantes Gritavam: “Estudantes nas Ruas, Téo a Culpa é sua; Professores nas Ruas, Téo a Culpa é sua ” “Queremos mais Ação, Educação Solução” mostrando-se insatisfeitos com a atual Gestão Estadual.
A manifestação teve apoio também de Candidatos a Vereadores do município que acompanharam todo o percurso, assim como também do Vice prefeito Edson Magalhães, representantes da Ufal também deram apoio a caminhada e estudantes da rede básica de ensino.
A noite as manifestações continuam na praça Dr. Adelson Isaac de Miranda onde ocorrerá peças teatrais ilustrando o atual momento, em que se encontra a Uneal, funcionando com equipamentos sucateados, falta de espaço adequado e matéria humana para desenvolver as atividades de ensino e pesquisa.
Na Tarde da última quinta-feira o Secretário Adriano Soares esteve presente no Campus II da Universidade Estadual de Alagoas a convite do ex deputado Marcos Ferreira, o Secretário falou que não tinha conhecimento das necessidades da Uneal e que iria verificar como andavam os processos para concurso de professor efetivo e aprovação do PCC, na ocasião o mesmo marcou uma reunião para o dia 05/09 em seu gabinete com o Reitor da Universidade Jaíro Campos, Diretores dos Campi, e Representantes das categorias Professores, Servidores e Estudantes.
Dentre as reivindicações dos Professores, Servidores e Estudantes estão:
• Liberação da verba para construção da casa do estudante em Santana do Ipanema, visto que muitos alunos que estudam no Campus são de outras cidades e precisam de apoio estudantil para continuarem seus estudos, uma vez que muitos alunos abandonam o Curso por não terem apoio estudantil para cobrir suas despesas.
• Aumento da verba de custeio – necessária para a manutenção do Campus – com tratamentos de animais existentes, manutenção da fazenda para pesquisa, manutenção dos laboratórios.
• Liberação da verba de Capital – necessária para estruturação do Campus – como, compras de carteiras adequadas para o ensino aprendizagem, Computadores para pesquisa, Salas climatizadas, estruturação da Biblioteca com aquisição de livros e periódicos requisitos do MEC, aquisição de instrumentos de trabalhos, visto que o pleno funcionamento da Universidade hoje, se dá por meio de equipamentos sucateados.
• Assistência estudantil – auxilio ao estudante para apresentação de projetos e pesquisas em congressos, auxilio para elaboração de atividades de ensino e pesquisa extra Campus.
• Concurso para Professores Efetivos – O Curso de Ciências Biológicas funciona com apenas dois Professores substitutos, funcionando com o apoio de professores de Zootecnia e Pedagogia, no entanto também faltam professores nestes cursos e os atuais teem que suprir a necessidade deixando-os sobrecarregados.
• Concurso para técnicos administrativos e alinhamento salarial – Visto que há uma grande evasão de técnicos em virtude dos baixos salários, são problemas ocasionados com a evasão: laboratórios fechados por falta de técnicos, visto que há três laboratórios e apenas um técnico para prestar apoio aos estudantes e manter os equipamentos lá existentes.
Ao fim da reunião o Secretário aproveitou o ensejo para conhecer as instalações do Campus, em que pode constatar todos esses fatos descritos acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário