terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Convocação

Por: Larissa Ramos.
 
O Sindicato dos Técnico-Administrativos da Uneal (SINTUNEAL) convoca os técnicos para se fazerem presentes nesta quarta-feira, 11, na sessão do Consu, no Campus I, Arapiraca, para aprovação da resolução do vale-transporte.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Nota Oficial

O Sindicato dos Técnico-Administrativos da Universidade Estadual de Alagoas (SINTUNEAL) estará representado pelo presidente em exercício, Alexandre Batista, nesta quarta-feira, às 14h, no Campus I – Arapiraca, conforme matéria publicada do dia 03 de dezembro, no site da UNEAL. O SINTUNEAL tomou conhecimento da reunião marcada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano (Prodhu) através dos servidores. Diante das negociações realizadas nos encontros com a gestão do governo na Secretaria de Gestão Pública do Estado de Alagoas (Segesp/AL), o SINTUNEAL aguarda a decisão do governo do Estado sobre o acordo salarial para o fortalecimento da categoria.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Minuta de projeto de lei do acordo entre Governo e Uneal é concluída

Larissa Ramos

A notícia que todos aguardavam com ansiedade. Finalmente a minuta de projeto de lei foi concluída nessa sexta-feira, 08, na Secretaria de Gestão Pública de Alagoas (Segesp/AL), em Maceió. Agora, é aguardar o projeto de lei ser encaminhado para a Procuradoria Geral do Estado de Alagoas.

"Antes, o projeto de lei será revisado no setor jurídico da Segesp para ser encaminhado sem nenhum problema para a PGE", enfatizou Rafaela Soares, Assessora Especial de Relações Sindicais da Segesp. Para o presidente em exercício Alexandre Batista, do Sindicato dos Técnico-Administrativos da Universidade Estadual de Alagoas, SINTUNEAL, "as negociações durante os encontros na Segesp foram todas proveitosas. Esse é o primeiro passo de muitos que ainda precisam ser reivindicados".

O acordo do Governo com a UNEAL é o realimento salarial dos técnicos, a progressão horizontal e a dedicação exclusiva para os docentes.

Estiveram presentes na reunião os servidores Alexandre Batista e Elizabete Lira, do SINTUNEAL; e os professores Luizinho, Luciano José e Sandro Guedes, do Sindicato dos Professores da Uneal (SINDUNEAL).

Reunião Campus III

O SINTUNEAL, em nome do presidente em exercício Alexandre Batista, anuncia que terça-feira, 12, às 14h, estará presente no Campus de Palmeira dos Índios para remobilizar os técnicos na luta em favor de seus direitos.

Reunião PRODHU

No Campus de Arapiraca foi formada uma comissão para discutir sobre o auxílio transporte para os técnico-administrativos da Uneal. E hoje, às 10h da manhã, houve uma reunião com a comissão e o Pró-Reitor de Desenvolvimento Humano, professor Wellyngton Chaves, na PRODHU, para criação de uma resolução para ser encaminhada em caráter de urgência na pauta da próxima sessão do Conselho Superior, CONSU, para aprovação.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Reunião dos técnico-administrativos e professores da UNEAL com a gestão do governo não acontece

Por Larissa Ramos

O Sindicato dos Técnico-Administrativos da Universidade Estadual de Alagoas (SINTUNEAL) informa, através do presidente, em exercício, Alexandre Batista, que a reunião foi adiada mais uma vez para esta sexta-feira, 08, às 9h, na Secretaria de Gestão Pública de Alagoas (SEGESP), em Maceió.

Segundo informações repassadas pelo presidente, em exercício, Alexandre Batista, o motivo pela não realização da reunião (que seria nessa sexta-feira, dia 1º de novembro) foi porque a Assessora Especial de Relações Sindicais da SEGESP, Renata Soares, não concluiu o projeto de lei sobre o acordo do governo com a UNEAL por causa do concurso da Educação do Estado de Alagoas. 

Mais uma vez, as duas comissões de negociação, técnico-administrativos e professores, aguardam a próxima reunião para finalmente concluir o processo de elaboração do projeto de lei.

domingo, 27 de outubro de 2013

Reunião dos técnico-administrativos e professores da UNEAL com a gestão do governo é adiada

Por: Larissa Ramos

A reunião prevista para essa sexta-feira, 25, dos técnico-administrativos e professores da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) com a gestão do governo, na Secretaria de Gestão Pública do Alagoas (Segesp), em Maceió, foi adiada para próxima sexta-feira, 1º de novembro, às 9h da manhã.

Segundo o presidente, em exercício, Alexandre Batista, o motivo do adiamento foi porque a Segesp, por meio da Assessoria Especial de Relações Sindicais, estava em reunião com membros do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (SINTEAL) para deliberar sobre a realização do concurso da Educação do Estado, que havia sido suspenso.

As comissões de negociação das duas categorias esperam que na próxima reunião seja finalizado o processo de elaboração do projeto de lei sobre o acordo do governo com a UNEAL: realinhamento salarial dos técnicos, a progressão horizontal e a dedicação exclusiva para os docentes.

Estiveram presentes Alexandre Batista, Melque Zedeque Ribeiro, Elizabete Lira, do Sindicato dos Técnico-Administrativos da UNEAL (SINTUNEAL); e os professores Luizinho, Luciano José e Sandro Guedes, do Sindicato dos Professores da UNEAL (SINDUNEAL).

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Projeto de lei sobre acordo do governo com a Uneal continua em fase de elaboração

Por: Larissa Ramos.
 
Representantes dos sindicados dos técnico-administrativos de dos professores da Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, se reuniram nessa sexta-feira, 18, com um dos representantes do governo, na Secretaria de Gestão de Pública de Alagoas (Segesp), em Maceió, para mais uma rodada de negociação a respeito da elaboração de projeto de lei do acordo de fevereiro de 2013 do governo do Estado com a UNEAL.

Conforme discussões em reuniões passadas, na minuta de lei está inserido o valor atual da tabela dos técnico-administrativos, além do acordado dos professores. A fase final da elaboração do projeto de lei está marcada para sexta-feira, 25, às 9h, na Segesp, em Maceió.

"Com o projeto de lei pronto será encaminhado à Procuradoria Geral do Estado que, por sua vez, será enviado para o Governador do Estado. Depois, segue para aprovação na Assembleia Legislativa", explica o presidente do Sintuneal, em exercício, Alexandre Batista.

Estiveram presentes na reunião Alexandre Batista, Melque Zedeque Ribeiro e Larissa Ramos, da comissão do Sintuneal; os professores Luizinho, Renan, Luciano José e Sandro Guedes, da comissão do Sinduneal.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Servidores da Uneal se reúnem em Assembleia em Arapiraca

Por: Larissa Ramos.

Cerca de 20 servidores da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) estiveram presentes na Assembleia do Sindicato dos Técnico-Administrativos da UNEAL (SINTUNEAL), que aconteceu na sexta-feira (4), no auditório do Campus de Arapiraca, para deliberação dos pontos pertinentes em pauta: eleição, proposta de reajuste de 25% do governo do Estado, informações sobre as propostas do fórum universitário e a federalização da Instituição, além da reflexão sobre a greve, proposta sugerida pelo servidor Melqui Zedeque, Campus V, e aceita pela maioria durante os informes.

Eleição

Houve discussão em torno do assunto, pois os servidores debatiam se teria eleição para a escolha da nova diretoria do SINTUNEAL antes ou depois da negociação com os representantes da Secretaria de Gestão Pública de Alagoas (Segesp). De acordo com a categoria, por unanimidade, a eleição foi votada para depois da negociação com as instâncias do governo, além de providenciar, no momento, as pendências para regularização do Sindicato.

Proposta de reajuste de 25% do governo do Estado

Foi determinado por todos os presentes na Assembleia que a comissão de negociação do SINTUNEAL aprovasse as propostas oferecidas pelo governo, desde que atendessem aos anseios da categoria.

Informações sobre as Propostas do Fórum Universitário

De acordo com a explanação da servidora Andréia Vieira, Campus I, foram aprovadas pelo Conselho Universitário (CONSU) a criação de função gratificada para secretários de cursos, concurso para o cargo de secretários de cursos, auxílios transporte e alimentação e plano de saúde.

Reflexão sobre a Greve

O servidor Melqui Zedeque Ribeiro, Campus V, tomou a palavra para uma breve retrospectiva dos fatos ocorridos durante a greve. No primeiro momento, ele lembrou que foi um erro a proposta de realinhamento de 120% para o governo porque seria muito difícil o gestor do Estado aceitar a reivindicação. Ainda com o servidor Melqui, outro ponto que deixou a desejar foi a realização de um protesto contra Rogério Teófilo, candidato do governo, que estava em uma de suas caminhadas políticas para prefeito de Arapiraca. Um grupo de líderes sindicais e alguns estudantes da Uneal, todos ligados ao PCdoB (partido político de oposição ao governo), culminaram um confronto direto com a comitiva do candidato Rogério Teófilo, que era o principal elo de comunicação nas negociações entre a UNEAL e o governo. Diante desse fato, não houve mais reuniões com a gestão. Para o servidor Melqui, o movimento fracassou por causa de iniciativas errôneas. 

Federalização da Instituição

Terminada a reflexão da greve, o servidor Melqui logo ingressou na questão sobre a federalização da Instituição, enfatizando “que é possível, mas a autonomia não”, justificando que a Funec era Municipal e passou a ser Estadual. A servidora Andréia ressaltou que isso “tem que ser passado pelo Consu”, considerando difícil a proposta de federalização da Uneal. Para o servidor Sérgio Queiroz, Campus II, acontecendo a federalização “passaríamos a pertencer a outros órgãos do Estado”.

Finalizadas as discussões, por unanimidade foi aprovado que o valor arrecadado do SINTUNEAL será utilizado em prol do resgate do ânimo dos servidores, que acabou desgastado pelo longo período de greve sem nenhuma reivindicação atendida. Para começar, uma comitiva da diretoria do SINTUNEAL fará visitas nos campi em breve.

Pelo menos um membro de cada Campus da Uneal compareceu à Assembleia.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

SEGESP se compromete a criar projeto de lei para cumprir acordo com a UNEAL

Adaptado de SINDUNEAL por Larissa Ramos. Foto: SINDUNEAL.



Sinal positivo nas negociações com o Governo do Estado. Comissões do Sinduneal e do Sintuneal se reuniram na Segesp, 30/09, em Maceió, para debater a implantação do acordo de fevereiro de 2013. Depois de muita discussão, ficou acordado que a Segesp irá preparar um projeto de lei criando a progressão horizontal e a dedicação exclusiva para os docentes e o realinhamento salarial dos técnicos. Quanto ao concurso para professores efetivos, ficou acertado que sua realização é possível, pois se trata de "reposição" até o limite de 280, que é o limite estabelecido na legislação em vigor, cabendo a Uneal a iniciativa de solicitação junto ao Gabinete Civil. Próxima terça-feira, 8, as Comissões estarão presentes novamente na Segesp, pela manhã, às 9h, para saber dos próximos capítulos dessa novela. Estiveram presentes os professores Luizinho, Luciano José e Sandro Guedes, e os técnico-administrativos Alexandre Batista e Larissa Ramos.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Convocação para Assembleia Geral dos Técnicos


Convocação para Assembleia Geral

Diante dos resultados observados obtidos nas últimas reuniões entre representantes dos sindicatos da UNEAL e os representantes do Governo do Estado, através da Secretaria de Gestão Pública, a direção do Sindicato dos Técnico-Administrativos da UNEAL, através de seu presidente em exercício, Alexandre Batista, convoca os técnicos da Universidade Estadual de Alagoas para Assembleia Geral, a ser realizada no dia 04 de outubro de 2013, às 9h00. A Assembleia será realizada no auditório do Campus I, em Arapiraca-AL, com a seguinte pauta:
  • Eleição da Direção Sindical;
  • Propostas do Fórum Universitário discutidas no CONSU;
  • Parcelamento dos 25% proposto pelo Governo em fevereiro;
  • Possibilidade de federalização da UNEAL.
SINTUNEAL.

Técnicos e professores da Uneal se reúnem com representantes da SEGESP para debater acordo

Por: Larissa Ramos. Fotos: Alexandre Batista.

A reunião que aconteceu hoje pela manhã, na Segesp, em Maceió, com a gestão do Governo, não foi nada animador. Os sindicatos das duas categorias, técnicos e professores, da Uneal, mostraram-se decepcionados com a notícia que "não daria, no momento, para implantar o cumprimento acordado pelo Governo para as duas categorias por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)".

A situação, a princípio, foi anunciada pela Rafaela Soares, assessora interina de relações sindicais da Segesp. No entanto, os membros sindicais exigiram a presença do Secretário da Gestão Pública, Alexandre Lages, à reunião, já que estava marcada há duas semanas.

Atendendo prontamente o pedido, o secretário Alexandre Lages compareceu à reunião e foi logo anunciando que hoje a LRF está em 49,7% e não daria para o Governo cumprir a promessa apresentada em fevereiro: os 25% dos técnicos, e a progressão horizontal para os professores, por exemplo. O Secretário informou ainda que não esperavam também a queda de arrecadação do Estado.


Após muito debate e posicionamento de alguns membros sindicais, Alexandre Lages comprometeu se reunir novamente com os técnicos e professores na próxima segunda-feira, 30, para mais uma rodada de negociações.

Estiveram presentes na reunião o presidente do SINTUNEAL, Alexandre Batista, Melqui Zedeque Ribeiro, Larissa Ramos e Sérgio de Lima, o presidente do Sindicato dos Professores, professor Luizinho, e os professores Renan, Maria das Graças, Luciano José e Sandro Guedes.


Mais fotos




segunda-feira, 13 de maio de 2013

Por: Assessoria e SINTUNEAL.

 
Os técnico-administrativos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) decidiram encerrar a greve, durante assembleia da categoria, realizada na manhã da quinta-feira (9), na Sala dos Conselhos, localizada no prédio da Reitoria, em Arapiraca. O movimento grevista reivindicou, além de melhorias salariais, mais atenção do Governo para a universidade.

Todos os campi devem retomar as atividades administrativas na próxima quarta-feira (15). O diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Uneal (Sintuneal), Leandro Souto, esclarece que alguns setores, a princípio, farão trabalhos internos para organizar demandas geradas pela paralisação.

A próxima reunião da categoria está marcada para o dia seis de junho, em Arapiraca. "Decidimos manter o movimento, mas sem a greve uma vez que as negociações não avançaram por conta do descaso do Governo e entendemos que a comunidade acadêmica não pode ser prejudicada", frisou Souto.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Audiência pública discute na ALE condições da educação em Alagoas

Por: G1. Imagens: Rivângela Gomes/G1.


O presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da ALE, deputado Judson Cabral, lembrou a situação de embate entre as categorias sindicais vinculadas à UNEAL, mostrando que a educação no estado passa por diversos problemas que precisam ser discutidos. A discussão ocorreu em audiência pública na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), com o objetivo de debater a valorização dos profissionais da educação e a qualidade da educação no estado. A sessão faz parte das atividades da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que discute, entre outras questões, o Plano Nacional de Educação (PNE) e o piso do magistério.

“São vários problemas. A ausência de professores, a questão da estrutura física e suas reformas intermináveis, o não cumprimento, pelo Governo, dos acordos que dizem respeito à formação da mesa para discutir o Plano de Cargos e Salários e o descaso com a Universidade Estadual de Alagoas são alguns deles e a Assembleia abre as portas para ouvir, debater e encaminhar as reivindicações e as sugestões”, expõe Judson.
 

sábado, 13 de abril de 2013

Comissão de técnicos da UNEAL é recebida em reunião na SEGESP

Por Alezy Oliveira, com informações de Leandro Souto e imagens de Gideoni Salviano.


Uma comissão formada por representantes da categoria dos técnicos da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) foi recebida nesta quinta (11) pelo secretário de Gestão Pública, Alexandre Lages, na SEGESP, com o objetivo de justificar as razões para a demasiada demora no processo de implementação da proposta para o encerramento da greve, que já dura quase sete meses. Na reunião, estiveram presentes os presidentes do sindicato dos técnicos e dos professores, Alexandre Batista e Luiz Gomes, o deputado estadual e representante da comissão de educação da ALE, Judson Cabral, o secretário Alexandre Lages, a secretária adjunta, Ricarda Calheiros e a assessora de relações sindicais, Ana Raphaela. Além disto, técnicos de vários campi da instituição estiveram presentes.

Durante a reunião, como de costume, Lages realizou o repetitivo discurso de que o Estado vive uma situação financeira fragilizada, alegando que houve uma queda na arrecadação e que os gastos estavam limitados pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O mesmo também informou que o secretário Rogério Teófilo está encarregado de articular uma reunião na próxima semana, com a presença dos secretários de Educação, Gestão Pública e Gabinete Civil, além de uma possível presença do governador Teotônio Vilela. O mesmo também informou que o processo de reajuste dos técnicos continua em tramitação e atualmente encontra-se na Secretaria da Fazenda para suas devidas providências, mas não estipulou um prazo para conclusão e implementação do reajuste. Para finalizar, Lages informou que o canal de comunicação com a SEGESP estava aberto e que sua equipe estaria à disposição para eventuais esclarecimentos.


O deputado estadual Judson Cabral, que vem acompanhando desde o início a situação atípica da Universidade e apoiando esta causa acadêmica, comprometeu-se a articular uma reunião com o líder da bancada governista na ALE, o deputado Edival Gaia, na próxima terça-feira (16). O objetivo desta reunião é sensibilizar outros deputados a reconhecer os problemas enfrentados por acadêmicos e servidores da UNEAL e construir uma rede de colaboração que possa trazer benefícios em prol de toda a sociedade através da educação.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

É hora de mobilizar!

Por Amanda Silva.

Na Assembleia dos técnicos realizada em 2 de abril de 2013, na sala do CONSU, ficou decidido que os mesmos só retornarão às atividades quando receberem uma efetivação da proposta do Governo a qual já foi aceita pela categoria. No entanto, serão realizadas as matrícula dos feras UNEAL nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2013. Além disso, foi marcado um grande ato para o dia 11 de abril de 2013, na SEGESP, em Maceió-AL, para exigir que o Governo receba os técnicos e os informem sobre o andamento da proposta.
 
Os técnicos convidam professores, alunos, imprensa e os demais que apoiam a luta.

sábado, 23 de março de 2013

Andamento das negociações e convocação para Assembleia Geral





Nos últimos dias, membros da reitoria, dos sindicatos dos técnicos e dos docentes tentaram se reunir com representantes da Secretaria de Estado da Gestão Pública para exigir esclarecimentos sobre o não cumprimento da proposta que o governo fez aos sindicatos, porém sem êxito. No próximo dia 26 de março o SINTUNEAL irá à Assembleia Legislativa Estadual em busca de esclarecimentos sobre este caso com os secretários envolvidos na negociação (Articulação Política, Educação e Gestão Pública), além de deputados e demais autoridades políticas.

Convocação para Assembleia Geral

Diante destes acontecimentos, a direção do Sindicato dos Técnico-Administrativos da UNEAL, através de seu presidente em exercício, Alexandre Batista, convoca os técnicos da Universidade Estadual de Alagoas para Assembleia Geral, a ser realizada no dia 02 de abril de 2013, às 9h00. A Assembleia será realizada na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, em Arapiraca-AL.

Pauta:
  • Não cumprimento (até o momento) do acordo por parte do Governo do Estado;
  • Avaliação das últimas reuniões com o governo;
  • Encaminhamentos.
SINTUNEAL.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Técnicos da UNEAL sinalizam o fim da greve

Em assembleia geral extraordinária realizada hoje (27), os técnicos administrativos da Universidade Estadual de Alagoas decidiram aceitar a proposta de reajuste de 25% proposto pelo governo do Estado, mas com ressalvas. 
 
Através de uma longa discussão, onde várias propostas foram apresentadas e debatidas, por unanimidade foi decidido que o montante que será gerado pelo impacto financeiro da proposta que seria investida no reajuste (aproximadamente R$ 712 mil) será aplicado de forma igualitária para cada um dos membros da categoria, diferentemente da proposta do governo, em que cada nível receberia 25% isoladamente. Assim, o valor do reajuste será igual para os três níveis (auxiliar, assistente e analista administativos) e não haverá impacto financeiro maior do que o que foi proposto pelo próprio governo.

O problema geral que culminou na greve ainda não foi solucionado, visto que outras prioridades da categoria, como a verba de investimento para a Universidade, além de concurso para técnicos e professores, do realinhamento salarial e do PCC dos técnicos, não foi obtido. Mas a categoria percebe que houve avanços em outros pontos, como a proposta de reajuste dos técnicos e progressão para os professores, além do aumento no custeio e o concurso para professores substitutos. Entretanto, o canal de comunicação com o governo permanece aberto para a luta pelo realinhamento salarial e o Plano de Cargos e Carreiras, que representam as principais necessidades da categoria.

A concordância com a proposta do governo foi motivada, principalmente, pela preocupação com as perdas que a Universidade teve durante este período de mais de 5 meses paralisada, principalmente no que diz respeito ao corpo discente, que estava sem aulas.
 
Entretanto, a categoria decidiu que somente retornará aos trabalhos no momento imediatamente posterior ao que o governo publicar, através do Diário Oficial do Estado, o reajuste concedido à categoria, na forma que foi aprovado em assembleia.

Na noite desta quarta (27) ainda será realizada a assembleia geral do sindicato dos docentes da UNEAL para avaliar os rumos da greve em sua categoria.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SINTUNEAL negocia auxílio transporte para servidores

O SINTUNEAL, através de seus representantes, tem se articulado com a Reitoria da Universidade Estadual de Alagoas para a viabilização do auxílio transporte para os servidores da instituição.

Segundo Alexandre Batista, presidente em exercício, o incremento na verba de custeio da Universidade poderá ser utilizado para esta finalidade e justifica que isto é possível na Universidade, visto que, por ser uma autarquia, a mesma tem autonomia financeira para, através de seus órgãos superiores, deliberar sobre questões deste tipo.

Alexandre Batista também destaca os esforços da diretoria para a regularização definitiva do SINTUNEAL.

Governo finalmente apresenta proposta

Por: SINDUNEAL.

Depois de meses de greve e forte resistência dos professores e técnicos da UNEAL, o Governo do Estado finalmente apresentou uma proposta na reunião de hoje (18/02). A audiência realizada na Secretaria de Educação contou com a presença dos secretários Adriano Soares (Educação), Rogério Teófilo (Articulação Política) e Alexandre Lages (Gestão Pública), além da reitoria e dos representantes do SINTUNEAL e do SINDUNEAL.

Nela foi apresentada uma proposta que não atende 100% a pauta conjunta, que foi formulada em colaboração com os três segmentos da Universidade (técnicos, docentes e alunos), mas é um importante avanço.

Na audiência, o SINDUNEAL deixou claro que não abre mão da progressão horizontal e os secretários apresentaram a proposta de reajuste 5,89%, um montante de 1,5 milhão para fazer o realinhamente salarial dos técnicos e a progressão horizontal dos professores, além da realização de concurso para professores ainda este ano. A finalização da proposta será apresentada na sexta-feira.

Para avaliar a proposta apresentada pelo governo, os sindicatos dos técnicos (SINTUNEAL) e dos docentes (SINDUNEAL) convocam suas respectivas categorias para assembleia a ser realizada no dia 27 de fevereiro às 9h00 (técnicos) e 19h (docentes), na sala dos conselhos, prédio da Reitoria, em Arapiraca.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Convocação para Assembleia Geral dos Técnicos


Convocação para Assembleia Geral

Diante dos avanços obtidos nas últimas reuniões com os representantes do Governo do Estado, através dos secretários Adriano Soares (Educação), Alexandre Lajes (Gestão Pública) e Rogério Teófilo (Articulação Política), a direção do Sindicato dos Técnico-Administrativos da UNEAL, através de seu presidente em exercício, Alexandre Batista, convoca os técnicos da Universidade Estadual de Alagoas para Assembleia Geral, a ser realizada no dia 27 de fevereiro de 2013, às 9h00. A Assembleia será realizada na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, em Arapiraca-AL.
Pauta:
  • Avaliação das últimas reuniões com o governo;
  • Avaliação de uma possível proposta para o término da greve;
  • Encaminhamentos.
SINTUNEAL.

Educação e Uneal discutem reivindicações de professores e técnicos

Por: Agência Alagoas. Foto: Valdir Rocha.

 

O secretário de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Adriano Soares, esteve reunido, na tarde desta segunda-feira (18), com o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), professor Jairo José Campos da Costa, e representantes do sindicato de professores da Uneal para alinhar propostas e demandas referentes à greve do magistério e técnicos administrativos da instituição.

Concurso público para compor o quadro de professores efetivos e progressão por tempo de serviço com dedicação exclusiva para o magistério, além de reajuste salarial e progressão por titulação para o corpo técnico, foram as questões discutidas como prioridades do sindicato, universidade e Governo do Estado.

Segundo o reitor Jairo José Campos da Costa, as reivindicações têm como objetivo a melhoria das condições de trabalho e o resgate do estímulo dos professores em relação à carreira.

Na ocasião, o secretário Adriano Soares falou da realidade atual do Governo e da união de esforços para atender as necessidades emergenciais da Uneal. “Essas reivindicações são legítimas e vamos estudar o quadro atual do Governo junto com o governador Teotonio Vilela Filho e outros representantes das áreas interligadas para avaliar as possibilidades de revitalização, concurso e plano de carreira da Uneal”.

De acordo com Adriano Soares, responsável por mediar as questões que envolvem a greve da Uneal, até o fim desta semana secretários e o governador analisarão como serão atendidas as reivindicações e a viabilidade de cada ação. Novas reuniões serão marcadas com a universidade para acompanhamento dos trâmites.

Também participaram da reunião, o secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages, o secretário de Estado da Articulação Política, Rogério Teófilo, e o vice reitor da Uneal, Clébio Correia.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Assembleia Geral dos Técnicos

Prezados Técnicos,

Considerando a situação pela qual passa a Universidade Estadual de Alagoas, mais de 04 (quatro) meses em greve e a crescente saída dos técnicos da Instituição, por falta de política de carreira e salarial, convocamos, para fins de discussões e encaminhamentos relativo à Greve dos Técnico-Administrativos, ASSEMBLEIA GERAL DA CATEGORIA, no dia 24 de janeiro, as 10:00, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, cidade de Arapiraca, para discutir a seguinte pauta:

Avaliação Geral
Encaminhamentos

SINTUNEAL