terça-feira, 9 de outubro de 2012

A UNEAL ESTÁ EM GREVE! PORQUE ISTO ACONTECE?

Para começar, a Autonomia que não é respeitada, os servidores recebem um salário de miséria, não existe um PCC que contemple a realidade das categorias, os professores não tem DE, os alunos não tem núcleo de pesquisa em número suficiente para todos, não tem bolsas de pesquisa e extensão suficientes, não tem restaurante universitário, residência universitária...

Muitas vezes, não temos nem teto...

Na fala de uma aluna Lidiane Metódio: "JÁ NÃO PASSAVA DA HORA, Ñ TINHA COMO CONTINUAR, SEM CONDIÇÃO ESTAMOS COM A NOTA 2, UMA DAS PIORES DO PAIS,ESTAMOS SEM PRÉDIO,SEM PROFESSORES SEM UM ACERVO DA BIBLIOTECA,SEM AUXÍLIO ESTUDANTE, SEM SALÁRIO DIGNO AOS TÉCNICOS Q JÁ ESTAVAM EM GREVE, SIMPLESMENTE SEEMMM NADA MEU CARO E VC? O QUE ACHA? (sic)"

1. 5 milhões para verba de capital: construção, infra-estrutura, livros
2. Concurso para professor substituto desde fevereiro aberto (E ALIAS SUBSTITUTOS QUE SUBSTITUEM QUEM)
3. Aumento da verba de custeio (POUQUÍSSIMO)
4. Retomada da Negociação dos PCCs (não sei até onde isso é ganho ou novo entrave, já que somos uma autarquia)

Sâo suficientes? Eu creio que não! A comunidade entende isto, reflexo é as duas categorias em greve e alunos decretando greve em diversos Campi. Onde está o concurso para professores efetivos, o realinhmento??? O restante da verba de custeio???. Ah sim, e a estrutura? estes cinco milhões adicionais não dão conta de construir o Campus I do jeito que a Uneal precisa, nem hoje e nunca... Quem dirá equipar os laboratórios existentes e construir os do Campus III. Não, não dá pra continuar isto! Sem contar que os projetos do governo demoram anos para andar e ainda vem dizer que a Uneal não dá conta do recado...

TÉCNICOS, ALUNOS E PROFESSORES estão sim conscientes, reafirmamos a necessidade de mobilização. Não lutamos por uma universidade somente para os alunos que já estão na Universidade, lutamos por uma Universidade para Alagoas para o povo alagoano, e nisto incide esta luta. A questão da Autonomia é uma questão de ampliação da Universidade e de inserção de mais pessoas, e essa é a razão de ser pauta, a questão de se ter melhores salários é manter a Universidade com servidores, fazer com que todos podemos usufruir do direito de ter um ensino superior. E se não temos condições para formar os atuais como vamos formar os que vão entrar neste vestibular... diga-se de passagem longa história do vestibular

Não tenho dúvidas que temos que nos mobilizar. Também não tenho dúvidas que mobilizar não quer dizer somente ir para as ruas, tem diversas formas de fazer isto. Já discutimos um vídeo, ir as rádios e a hora é esta mesmo, considerando que as eleições já passaram, quero ver agora se alguém vai dizer que a Uneal está fazendo política partidária... Não há dúvida, precisamos sim lutar pela nossa Uneal e os técnicos reafirmam aqui o sem compromisso.

Ah sim... Os professores entraram em greve. Só mostram o que cedo ou tarde a Universidade se daria conta, sem técnicos, sem professores e sem alunos não tem condições de dar aulas... A greve dos técnicos é uma greve pela instituiçáo, chegou a um extremo de que não conseguimos manter o servidor na Uneal... Enquanto isso o discurso que aparece na mídia, por parte do mantenedor da instituição é que a Uneal está fazendo greve por festa. Muito pelo contrário queremos uma Universidade com condições de Universidade para todos e não para poucos e ainda para ainda menos alunos depois que acessam a instituição, por falta de investimento do governo.

Mesmo sendo suspeito para falar, enquanto técnico, vejo nos técnicos uma categoria firme, participativa e presente, não tenho dúvida que estamos no caminho certo e estaremos com todos aquelas que pugam por esta instituição para construir uma Universidade mais avançada.

Noss greve iniciou em 11 de setembro, data sugestiva, embora não tivesse nada programado para tal. Contudo o desejo é que esta greve seja algo construtivo e que traga muito mais do que somente cinco milhões para infra-estrutura, que traga sim condições reais de crescimento institucional, profissional e de crescimento para o povo alagoano.

Reitero minhas considerações sinceras por todos aquelas que estão nesta luta, de hoje e de sempre, aqueles que iniciaram agora e aqueles que estão há muito tempo, todos merecem o respeito e reconhecimento de estarem lutando por uma instituição que representa o anseio do povo alagoano: A batalha por ter uma vida digna e um futuro promissor.
Júnior Pinheiro de Araújo
Presidente do Sindicato dos Técnicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário