quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Técnicos da UNEAL sinalizam o fim da greve

Em assembleia geral extraordinária realizada hoje (27), os técnicos administrativos da Universidade Estadual de Alagoas decidiram aceitar a proposta de reajuste de 25% proposto pelo governo do Estado, mas com ressalvas. 
 
Através de uma longa discussão, onde várias propostas foram apresentadas e debatidas, por unanimidade foi decidido que o montante que será gerado pelo impacto financeiro da proposta que seria investida no reajuste (aproximadamente R$ 712 mil) será aplicado de forma igualitária para cada um dos membros da categoria, diferentemente da proposta do governo, em que cada nível receberia 25% isoladamente. Assim, o valor do reajuste será igual para os três níveis (auxiliar, assistente e analista administativos) e não haverá impacto financeiro maior do que o que foi proposto pelo próprio governo.

O problema geral que culminou na greve ainda não foi solucionado, visto que outras prioridades da categoria, como a verba de investimento para a Universidade, além de concurso para técnicos e professores, do realinhamento salarial e do PCC dos técnicos, não foi obtido. Mas a categoria percebe que houve avanços em outros pontos, como a proposta de reajuste dos técnicos e progressão para os professores, além do aumento no custeio e o concurso para professores substitutos. Entretanto, o canal de comunicação com o governo permanece aberto para a luta pelo realinhamento salarial e o Plano de Cargos e Carreiras, que representam as principais necessidades da categoria.

A concordância com a proposta do governo foi motivada, principalmente, pela preocupação com as perdas que a Universidade teve durante este período de mais de 5 meses paralisada, principalmente no que diz respeito ao corpo discente, que estava sem aulas.
 
Entretanto, a categoria decidiu que somente retornará aos trabalhos no momento imediatamente posterior ao que o governo publicar, através do Diário Oficial do Estado, o reajuste concedido à categoria, na forma que foi aprovado em assembleia.

Na noite desta quarta (27) ainda será realizada a assembleia geral do sindicato dos docentes da UNEAL para avaliar os rumos da greve em sua categoria.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SINTUNEAL negocia auxílio transporte para servidores

O SINTUNEAL, através de seus representantes, tem se articulado com a Reitoria da Universidade Estadual de Alagoas para a viabilização do auxílio transporte para os servidores da instituição.

Segundo Alexandre Batista, presidente em exercício, o incremento na verba de custeio da Universidade poderá ser utilizado para esta finalidade e justifica que isto é possível na Universidade, visto que, por ser uma autarquia, a mesma tem autonomia financeira para, através de seus órgãos superiores, deliberar sobre questões deste tipo.

Alexandre Batista também destaca os esforços da diretoria para a regularização definitiva do SINTUNEAL.

Governo finalmente apresenta proposta

Por: SINDUNEAL.

Depois de meses de greve e forte resistência dos professores e técnicos da UNEAL, o Governo do Estado finalmente apresentou uma proposta na reunião de hoje (18/02). A audiência realizada na Secretaria de Educação contou com a presença dos secretários Adriano Soares (Educação), Rogério Teófilo (Articulação Política) e Alexandre Lages (Gestão Pública), além da reitoria e dos representantes do SINTUNEAL e do SINDUNEAL.

Nela foi apresentada uma proposta que não atende 100% a pauta conjunta, que foi formulada em colaboração com os três segmentos da Universidade (técnicos, docentes e alunos), mas é um importante avanço.

Na audiência, o SINDUNEAL deixou claro que não abre mão da progressão horizontal e os secretários apresentaram a proposta de reajuste 5,89%, um montante de 1,5 milhão para fazer o realinhamente salarial dos técnicos e a progressão horizontal dos professores, além da realização de concurso para professores ainda este ano. A finalização da proposta será apresentada na sexta-feira.

Para avaliar a proposta apresentada pelo governo, os sindicatos dos técnicos (SINTUNEAL) e dos docentes (SINDUNEAL) convocam suas respectivas categorias para assembleia a ser realizada no dia 27 de fevereiro às 9h00 (técnicos) e 19h (docentes), na sala dos conselhos, prédio da Reitoria, em Arapiraca.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Convocação para Assembleia Geral dos Técnicos


Convocação para Assembleia Geral

Diante dos avanços obtidos nas últimas reuniões com os representantes do Governo do Estado, através dos secretários Adriano Soares (Educação), Alexandre Lajes (Gestão Pública) e Rogério Teófilo (Articulação Política), a direção do Sindicato dos Técnico-Administrativos da UNEAL, através de seu presidente em exercício, Alexandre Batista, convoca os técnicos da Universidade Estadual de Alagoas para Assembleia Geral, a ser realizada no dia 27 de fevereiro de 2013, às 9h00. A Assembleia será realizada na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, em Arapiraca-AL.
Pauta:
  • Avaliação das últimas reuniões com o governo;
  • Avaliação de uma possível proposta para o término da greve;
  • Encaminhamentos.
SINTUNEAL.

Educação e Uneal discutem reivindicações de professores e técnicos

Por: Agência Alagoas. Foto: Valdir Rocha.

 

O secretário de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Adriano Soares, esteve reunido, na tarde desta segunda-feira (18), com o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), professor Jairo José Campos da Costa, e representantes do sindicato de professores da Uneal para alinhar propostas e demandas referentes à greve do magistério e técnicos administrativos da instituição.

Concurso público para compor o quadro de professores efetivos e progressão por tempo de serviço com dedicação exclusiva para o magistério, além de reajuste salarial e progressão por titulação para o corpo técnico, foram as questões discutidas como prioridades do sindicato, universidade e Governo do Estado.

Segundo o reitor Jairo José Campos da Costa, as reivindicações têm como objetivo a melhoria das condições de trabalho e o resgate do estímulo dos professores em relação à carreira.

Na ocasião, o secretário Adriano Soares falou da realidade atual do Governo e da união de esforços para atender as necessidades emergenciais da Uneal. “Essas reivindicações são legítimas e vamos estudar o quadro atual do Governo junto com o governador Teotonio Vilela Filho e outros representantes das áreas interligadas para avaliar as possibilidades de revitalização, concurso e plano de carreira da Uneal”.

De acordo com Adriano Soares, responsável por mediar as questões que envolvem a greve da Uneal, até o fim desta semana secretários e o governador analisarão como serão atendidas as reivindicações e a viabilidade de cada ação. Novas reuniões serão marcadas com a universidade para acompanhamento dos trâmites.

Também participaram da reunião, o secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages, o secretário de Estado da Articulação Política, Rogério Teófilo, e o vice reitor da Uneal, Clébio Correia.