sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Técnicos, Alunos e Professores Articulam Reunião com Secretário de Educação

Matéria enviada por Aldifranquio ao Sintuneal

Durante a tarde desta quinta-feira (30/08), o Secretário de Educação Adriano Soares esteve presente no Campus II da Universidade Estadual de Alagoas em Santana do Ipanema para uma reunião com o núcleo de Professores, Servidores e Estudantes, na ocasião foi apresentado à história da Instituição, suas conquistas, apesar das dificuldades enfrentadas, sua relevância para o Sertão Alagoano, assim como para o Estado na aprovação de alunos em concursos públicos e Pós-graduações nacionais e internacionais, projetos de pesquisa e programas desenvolvidos na Instituição de forma gratuita, também cobrou as melhorias necessárias para a sustentabilidade da Universidade, visto que, a mesma passa por uma série de dificuldades financeiras e estruturais, como precárias condições de trabalho, falta de custeio para auxilio estudantil, manutenção dos Campi, aquisição de livros e periódicos, evasão de servidores, salários defasados, falta de professores e liberação de verba de capital.

O Secretário Adriano Soares se propôs a intervir junto ao Governo, averiguando como anda os processos para concurso de professores efetivos e aprovação do PCC, em sua fala indagou que a Instituição precisa fazer seu Plano de Desenvolvimento Institucional funcionar, evidenciou também que irá tomar providências no intuito de apoiar a Instituição em seu plano de Gestão. Para dá prosseguimento as promessas ora mencionadas, o mesmo marcou para a próxima quarta-feira (05/09) uma reunião em seu gabinete com o Reitor da Universidade, os Diretores de Campus, o representante dos Professores, Servidores e Estudantes para discutir as melhorias e reivindicações do Núcleo Institucional.

Servidores, Técnicos e Professores, e Estudantes da Uneal Protestam em todas as Cidades

Durante toda a semana servidores e alunos mobilizaram-se nas cidades que abriga a Uneal para reivindicar o atendimento dos acordos realizados com o Governador do Estado.

Defesa da Uneal

A Universidade Estadual de Alagoas - Uneal é a Instituição que abriga direta e indiretamente a quase totalidade do Estado. Levando consigo a responsabilidade de formar os professores que atuam na Educação Básica do Interior do Estado de Alagoas, assim como uma grande parte dos demais profissionais que atuam no interior.

Na capital a Instituição teve recentemente a Implantação do Campus VI, para poder alcançar também a sociedade maceióense com a oportunidade de formação superior, ampliando mais um curso. Além deste indicativos, a maior parte dos professores da Educação Básica em todo o estado é visivelmente da Uneal, e o Resultado da OAB mostra a Uneal como a Instituição que mais aprovou no Estado.

Estes trabalhos, somados a contribuição importantíssima com a Formação do Professor da Zona Rural, e Curso de Licenciatura Indígena, tratando a população com o respeito e dignidade que precisam, garantido o sonho dos alagoanos.



Mobilizações da Universidade

O entendimento de toda a Comunidade Acadêmica, esta Universidade que proporciona esta incomensurável contribuição para Alagoas sofre a tentativa de sucateamento. A falta de investimento na Universidade impossibilita seu crescimento e desenvolvimento pleno de suas atividades.


Todos os Campi da Uneal, mobilizaram-se para reivindicar o atendimento das pautas durante toda essa semana. Dia 30 de setembro técnicos, alunos e professores foram as ruas de todos os Campi para mostrar a insatisfação da Universidade frente ao descaso com o qual é tratada. "A Universidade é um patrimônio do povo alagoano e deve ser tratada com o respeito que o povo merece.", disse um dos alunos.

As mobilizações demonstram a situção da Uneal e representam a luta por um marco para a Universidade conseguir Autonomia Financeira, a única saída para alcançar a auto-suficiência que precisa para investir em Ensino, Pesquisa, Extesão e valorização profissional (PCC).

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Universitários da Uneal fazem manifestação em São Miguel dos Campos

Alunos saíram pelas ruas da cidade gritando palavras de ordem

Fonte: Alagoasweb
Por Alagoasweb
Alunos sairam as ruas com nariz de palhaço
Preocupados com o descaso em que tem sido tratada a educacao em Alagoas, acadêmicos da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL saíram em passeata pelas ruas de São Miguel dos Campos, durante a manhã desta quinta-feira (30).

Ostentando faixas e cartazes e usando nariz de palhaço, alunos, professores e técnicos do Campus-IV pediam a atenção e apoio da sociedade ao movimento, que ganhou adesão de centenas de alunos da Escola Estadual Ana Lins.

“As reivindicações são por melhores condições na Universidade Estadual, além de concurso para professor efetivo e técnicos administrativos, bem como pela valorização salarial que está defasada”, pontuou um dos manifestantes.

Com palavras de ordem, os integrantes do movimento cobraram o compromisso do Governador do Estado com a Educação. “Outras manifestações serão realizadas”, garantiu um dos membros da mobilização.

O evento aconteceu de forma organizada em todos os campus universitários da Uneal no Estado. “O objetivo é realizarmos um movimento unificado rumo ao Palácio do Governador”, esclareceu um dos integrantes da passeata, que se encerrou na praça central da cidade.

As reivindicações do sindicato e dos estudantes são:
- Aumento de 100% na verba de custeio;
- Verba anual de investimento de R$ 2 milhões;
- Liberação dos recursos para construção do prédio do Campus V, da Casa do Estudante no Campus II, 2ª etapa da construção do Campus III e término da obra da Escola Costa Rego (que sedia o Campus I);
- Implantação do Campus VI (Maceió);
- Autonomia financeira;
- Concurso público para 290 professores efetivos, para 100 técnicos administrativos e nomeação da reserva técnica;
- Reposição salarial de 17% para os professores e técnico-administrativos;
- Implantação do PCC: Progressão Horizontal e Dedicação Exclusiva para os professores e Progressão Vertical, Progressão Horizontal e realinhamento salarial para os técnico-administrativos;
- Assistência estudantil: 100 novas bolsas-auxilio, restaurante e residência estudantil;
- Ampliação do acervo das Bibliotecas e dos laboratórios de informática.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sintuneal faz análise das atividades


Sintuneal e Sinduneal reúnem-se com Reitoria da Uneal para discutir a situação da Instituição.
A Primeira reunião foi para repasse sobre as propostas do Governo em respeito à Uneal. O governo se posicionou após as mobilizações havidas na sexta-feira e na segunda-feira, assim como a entrevista dada pela Reitoria e a repercussão que estes atos obtiveram.
Técnicos, alunos e professores saíram às ruas para reivindicar Aumento da Verba de Custeio, Liberação de Verba de Capital, Construção Imediata do Campus V (União dos Palmares), Construção da Residência Universitária no Campus III, Implantação do Campus VI (Maceió), Aprovação do Plano de Cargos e Carreiras, Concurso Público para Técnicos e professores, Assistência Estudantil entre outros pontos,  Autonomia Financeira.
Houve uma contraproposta de alguns pontos que foram o aumento de R$56,00 mil em verba de custeio, sinalização do concurso para professor efetivo e conclusão do concurso substituto. Em relação ao Plano de Cargos e Carreiras, reivindicação que seria a única solução viável para estancar a evasão de servidores da Uneal, o encaminhamento foi de ser levado à Segesp para negociações.

Sintuneal e Sinduneal e DCE avaliam as negociações
No segundo horário as entidades representativas discutiram sobre as negociações e pontos de pauta. Ficou entendido que o problema na Uneal precisa ser encarado de maneira mais profunda.  Alguns foram os pontos destacados:
§  A verba para custeio está comprometida desde o primeiro semestre;
§  A verba de capital não é liberada há mais de dez anos;
§  Política para estudante: precisa ser ampliada Auxílio ao Estudante;
§  Implementação de Bolsas Estudantis para Iniciação a Pesquisa  e
§  Plano de Cargos e Carreiras para Técnicos e Professores, e os respectivos salários e progressões não atendem a demanda;
§  A reforma do Campus I  precisa ser concluída em caráter imediato, já passa de quatro meses, e a previsão era somente três meses;
§  Liberação imediata do recurso para a construção do Campus V, que é uma negociação que dura quase cinco anos, precisa ter a
§  A liberação imediata para a construção do Restaurante Universitário de Santana do Ipanema;
§  Restaurante Universitário
§  Residência Universitária
§  Concurso para Professor é negociado desde 2008, e o para técnico-administrativos já precisa ser feito um novo, além da demanda da própria Uneal, os que assumiram as vagas estão se evadindo, por conta dos baixos salários e falta de valorização profissional  (PCC);

Ficando desta forma a Universidade com o funcionamento dificultado por esta falta de investimento por parte do Governo.

Em outros momentos a compreensão da Universidade já apontou para o que pode ser a única solução para estes todos problemas: Autonomia Financeira. Ter garantido do Estado de Alagoas uma verba para a Universidade, como outros estados tem.
As categorias já se colocaram em outros momentos para sinalizar que a forma viável de crescer pelo Estado de Alagoas, independentemente de quaisquer Governos seria ter o próprio recurso como as demais Universidades Estaduais que se destacam pelo Brasil.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Comunidade Acadêmica da Uneal mantém mobilizações

Segundo dia de mobilização da Uneal em Arapiraca. Membros da Comunidade Acadêmica, juntamente com representações do movimento estudantil e sindical (Une e CTB), levantam a bandeira de reivindicações da Uneal e retornam às ruas de Arapiraca. Neste dia vinte sete o ato contou com alunos secundaristas de diversas escolas de Arapiraca, o que reflete a importância da Instituição para toda a camada alagoana. 
Técnicos, Alunos e Professores mantém a agenda de mobillização nos demais Campi durante esta semana. Em Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, União dos Palmares e São Miguel. O Objetivo é alertar a Sociedade a situação em que se encontra a Uneal e cobrar dos Poderes Constituídos ações para solução dos diversos problemas em pauta.

Mais uma vez foi ressaltado sucateamento da Universidade e o achatamento dos salários, em especial dos técnico-administrativos da Universidade, com reconhecimento inclusive dos alunos da necessidade de sua revisão.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Técnico-Administrativos da Uneal Reivindicam pela Aprovação do Plano de Cargos e Carreiras e Contra o Sucateamento da Uneal

Servidores Técnico-Administrativos, Alunos e Professores tomaram as ruas de Arapiraca, neste dia 24 de agosto para reivindicar por melhores condições de trabalho, Plano de Cargos e Carreiras, salários dignos, concurso para ténicos e professores, além das reformas do Campus , ampliação da verba de custei e liberação da verba de capital.

O objetivo dos segmentos era mostrar a sociedade a pauta de reivindicações e cobrar do Governador o compromisso assumido. O Excelentíssimo não compareceu ao ato de inauguração, embora houvesse representante do Instituto de Identificação, a data foi alterada.

A avaliação coletiva dos segmentos da Uneal, alunos, técnicos e professores foi de um ato positivo, que alcançou o objetivo de levar a situação ao conhecimento da sociedade e mostrar uma Instituição ativae  comprometida com o desenvolvimento do Estado de Alagoas.

Um dos pontos destacados, foi a falta de comprometimento nos acordos com a instituição, uma vez que até a reforma, que deveria durar 03 (três) meses, já passa de 04 (quatro) meses e não temos perspectiva de término.
As reivindicações continuam, levando em consideração que as pautas, como, concurso para Professor Efetivo, Plano de Cargos e Carreira dos Técnicos, Realinhamento Salarial, Progressão Horizontal, Dedicação Exclusiva, pontos que o Governo se comprometeu finalizar até metade de 2012, não há sequer pespectivas.

A Uneal inclusive tem dificuldade para o seu próprio funcionamento, visto o baixo custeio que recebe, R$205,00 mil/mês, para atender a 25 cursos, e mais de 4.000 alunos. Valor que outras Universidades destinam para tratamento de um único curso.

veja também em outros sites, como:
http://www.palmeira24horas.com.br/v3/index.php/principal/interior/5711-estudantes-da-uneal-protestam-em-frente-a-sede-da-nova-central-ja

http://www.alagoasnanet.com.br/portal/noticia.php?pg=noticia&id=9183

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Assembleia Geral dos Técnico-administrativos

Assembleia Geral dos Técnico-administrativos

Prezados servidores da Uneal,


Considerando o tempo de trâmite das negociações dos servidores da Uneal;
Considerando que não houve avanço nos pontos de pauta (14 pontos) da última negociação com o Governo;
Considerando os baixos salários dos servidores da Uneal;
Considerando a alta evasão de servidores da Instituição;
Considerando que o Plano de Cargos e Carreiras dos Técnicos precisa ser aprovado;
Considerando a necessidade de revisão dos encaminhamentos para as negociações;
Convocamos todos os servidores técnicos administrativos para uma Assembleia Geral no dia 21 de agosto de 2012, próxima terça-feira, as 10h na Sala dos Conselhos para discutir:

>> Pontos acima descritos e seus melhores encaminhamentos para a categoria
>> Paralisação da Categoria

Atenciosamente,
Sindicato dos Técnico-Administrativos da Uneal